sábado, 28 de abril de 2012

Calendários – Fernando Pessoa

Os 10 calendários publicados em 1985 foram uma homenagem ao cinqüentenário da morte do Poeta Fernando Pessoa e fazem parte do acervo do Prof. João Alves das Neves, jornalista que dedicou grande parte da sua vida aos estudos da obra e vida do poeta da “Mensagem”.

São reproduções de obras do artista Quim Bica um dos mais notáveis pintores populares portugueses. Nesse trabalho Bica ilustrou as seguintes obras de Pessoa: “Um Poema”, “Carta de um Amigo”, “Declamação”, “Mensagem”, “A Última Ginjinha”, “Pensamento em Ofélia”, “Primeiro Poema”, “O Livro do Desassossego”, “Conversa com os Amigos”, “Apontamentos”.




Um comentário:

Unknown disse...

Os calendários sobre Fernando Pessoa, realizados pelo meu avô "Quim Bica" ( Joaquim Dias Veiga de Matos ) são uma das coleções mais importantes da sua vida artística, no entanto existem tantas outras como os dois livros de vidro que contam a História de Portugal, com páginas em vidro pintadas e com versos, etc.
Era interessante também descobrir a História de Quim Bica, pessoa acarinhada pelo seu povo de Freamunde, Artista popular Naif, que ficou sozinho com os seus irmãos aos 11 anos, pois o seu pai fugiu para o Brasil deixando a família por sua conta. Era interessante saber que Quim Bica deve ter familiares no Brasil...