segunda-feira, 5 de julho de 2010

DEBATE SOBRE “AS IDÉIAS POLÍTICAS DE FERNANDO PESSOA”



O Clube Português vai promover no dia 20 de Julho (a partir das 19h30) uma mesa-redonda sobre “As idéias políticas de Fernando Pessoa”. A reunião será presidida pela escritora Teresa Rita Lopes, que dirige o Centro de Estudos do Modernismo em Portugal e é uma das principais pesquisadoras da obra do Poeta da “Mensagem”, sobre a qual já publicou mais de uma dezena de volumes em Portugal, no Brasil e em outros países.

Com esta sessão, o Clube Português de São Paulo, que está comemorando os 90 anos da sua fundação, reinicia as suas atividades culturais e reúne escritores e professores brasileiros e portugueses de alto nível, entre os quais se destacam Lygia Fagundes Teles e Carlos Felipe Moisés (da Universidade de São Paulo), além de muitos outros de São Paulo, de Lisboa e de outras cidades.


O programa da mesa-redonda incluirá:

1) Depoimentos e debates sobre o tema proposto;

2) Apresentação do livro “Fernando Pessoa, Salazar e o Estado Novo”, com 5 poemas e 17 textos em prosa do poeta dos heterônimos, reunidos e comentados pelo escritor João Alves das Neves, diretor cultural;

3) Projeção do vídeo “Fernando Pessoa – O Teatro do Ser”, comentado por Teresa Rita Lopes;


Na oportunidade, serão apresentadas na Biblioteca 4 mini-exposições: uma dezena de retratos pessoanos, edições especiais de Fernando Pessoa e alguns livros de Teresa Rita Lopes, assim como obras raras do Clube Português. E, no salão. um grupo de artistas plásticos brasileiros e portugueses apresentará uma mostra, selecionada pela pintora Maria dos Anjos, com óleos, desenhos, gravuras, etc., sobre o criador da heteronímia (os quadros estarão à venda e devem ser entregues até 15/7/2010).


A mesa redonda e as exposições serão realizadas na sede do Clube Português (Rua Turiassu, 59 - Perdizes), com entrada franca, mas recomenda-se que os interessados em participar façam a inscrição

prévia no local, ou pelos telefones 011-3666 6837 e 3666-3035 (e-mail: secretaria@clubeportuguessp.com.br e site: http://www.clubeportuguessp.com.br/).

Outras informações pelos citados telefones, e-mail e site, ou ainda: pelo Círculo Fernando Pessoa (e-mail: jneves@fesesp.org. br ou pelos blogs: http://www.joaoalvesdasneves.blogspot.com/ e www.revistalusofonia.wordpress.com).


A Diretoria Cultural do Clube Português agradece a divulgação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estive presente ao debate em questao.A professora Teresa Rita Lopes,responsavel pelo acervo pessoano, em Portugal, mais uma vez, nos privilegiou com abordagens inéditas acerca do autor de Mensagem.
Mais uma brilhante iniciativa de Alves das Neves e do Clube Portugues de Sao Paulo.
Leila Cabral

João Alves das Neves disse...

Leila.
Obrigada pela presença e pelo gentil comentário.
Envie-nos o seu e-mail para que possamos te informar as datas dos próximos eventos.
Abraços.
Fabiola