quarta-feira, 29 de abril de 2009

São Nuno: OS CARMELITAS C0MEMORARAM, EM SÃO PAULO, A CANONIZAÇÃO DE SÃO NUNO DE SANTA MARIA

Sem pompa, mas com grande emoção, a Paróquia Santa Teresa de Jesus promoveu, na cidade de São Paulo, Missa de Acçao de Graças pela canonização de São Nuno de Santa Maria. Dirigido pelos frades da Ordem dos Carmelitas, o templo está situado no bairro popularmente conhecido por Itaim-Bibi, na área dos Jardins Paulistanos.

Aqui vivem alguns portugueses, que se mostram muito activos entre as comunidades religiosas, oriundas de outros países e assim se explica que tenham sido numerosos os católicos que encheram literalmente a igreja de Santa Teresa, que tem como pároco Frei Rothmans Darles de Campos – que foi a Roma, acompanhado de um grupo de fiéis, a fim de assistir às solenidades comemorativas da canonização do novo Santo de Portugal. E o Vigário-Geral da Ordem dos Carmelitas em São Paulo é Frei Paulo Goularte, doutorado em Teologia e Ciências Sociais, sacerdote que nas homilias revela não só profunda religiosidade, mas também uma grande sensibilidade humana.

Frei Paulo viveu em Portugal e foi alto dirigente da Ordem dos Carmelitas no tempo em que estes frades realizaram missões conjuntas. E assim se explica que revele, sempre que é oportuno, a sua admiração por Portugal e o carinho que dedica aos portugueses, com natural relevo para os que emigraram para o Brasil. E esse contacto foi mais uma vez demonstrado por Frei Paulo na extraordinária homilia que proferiu no dia 26 de Abril, quando exaltou a acção de Portugal no Mundo e a grande religiosidade dos portugueses e a obra espiritual (e material) que eles tiveram na formação da alma dos brasileiros.

Depois da homilia, o Vigário Geral da Ordem dos Carmelitas em São Paulo apresentou um retrato de São Nuno de Santa Maria que ficará para sempre na igreja de Santa Teresa de Jesus e, na ausência de representantes oficiais, convidou o autor desta crônica a descerrar o retrato de Nun’Álvares, em nome dos Portugueses de São Paulo. Na oportumidade, o coral da igreja cantou o Hino ao Santo Nuno de Santa Maria, com letra e música enviadas de Portugal.

Os homenageados foram, é claro, Portugal e São Nuno, envolvendo por acréscimo os Carmelitas espalhados pelos quatros cantos da Terra, mas certos dos portugueses e brasileiros lamentaram a ausência das autoridades dos dois países que ilustram historicamente o passado, o presente e o futuro da Civilização Ocidental e Cristã no Mundo.

Tiveram os mentores da Paróquia de Santa Teresa de Jesus a boa ideia de redigir e imprimir centenas de folhetos (com 24 páginas): na capa, a imagem do novo Santo Carmelita, abrindo-as com destaque para uma oração : “Senhor nosso Deus, chamaste São Nuno de Santa Maria da violência das armas para o serviço pacífico de Cristo, na Ordem de Nossa Senhora do Carmo. Concedei-nos, por sua intercessão, vencer toda a espécie de egoísmo para viver a lei do amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.”

O folheto reproduz igualmente o “Hino ao Santo Nuno de Santa Maria”, assim como uma breve história da vida e obra do homem que nunca deixará de ser também o Santo Condestável de Portugal, fechando com as seguintes palavras: “O Santo Padre, Papa Bento XVI, dispôs a 3 de Julho de 2008, a promulgação do decreto sobre o milagre em ordem à canonização e durante o Consistório de 21 de Fevereiro de 2009 determinou que o Beato Nuno fosse inscrito no álbum dos Santos no dia 26 de Abril de 2009”.

N.B. - Esta crônica foi enviada aos srs. Presidentes das Repúblicas de Portugal e do Brasil, Aníbal Cavaco Silva, e Luís Inácio Lula da Silva, respectivamente.
Foi igualmente remetida ao sr. Embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro e transmitidas também a outras autoridades religiosas e civis, assim como a vários órgãos da imprensa portuguesa e brasileira.
O texto pode ser difundido pela Internet (conveniada ou não), nomeadamente os blogs com os quais mantemos intercambio em Portugal, Brasil e Comunidades de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário: