quinta-feira, 11 de junho de 2009

CINCO NOVAS EDIÇÕES DE LIVROS DE JOÃO ALVES DAS NEVES‏

Com cerca de três dezenas de livros já publicados sobre os mais diversos temas literários, históricos e jornalísticos, o escritor João Alves das Neves, que nasceu no Pisão de Coja e vive no Brasil há longos anos, recebeu propostas para a edição e reedição de cinco dos seus livros: Combóio, Saudades, Caracóis (para crianças e baseado em Fernando Pessoa), Padre António Vieira, Profeta do Novo Mundo, Santo António de Lisboa na Poesia de Portugal e do Brasil e Fernando Pessoa, Salazar e o Estado Novo. O 5º. volume versará também a obra do Poeta da Mensagem.

O livro Combóio, Saudades, Caracóis é o de maior audiência e já tem 9 edições e reimpressões da Editora FTD (de São Paulo) e o que aborda o tema de Pessoa X Salazar é inédito e deve ser publicado dentro de poucas semanas no Brasil. O que trata de Santo António é a versão muito aumentada de uma pequena edição especial de 1995 e o do Pe. António Vieira é uma edição alargada da 1ª. (em 1995).

Duas das cinco obras já contratadas pela editora “Via Occidentalis” (de Lisboa) serão lançadas ainda este ano e as outras 3 a partir de 2010 . Os contratos para os 5 lançamentos já foram assinados por ambas as partes. Recorda-se .que o último trabalho de João Alves das Neves foi o Dicionário de Autores da Beira-Serra, apresentado em 2008 pela editora lisboeta Dinalivro (Distribuidora Nacional do Livro).

Actualmente, além de intensa colaboração jornalística, o escritor prepara nova visita a Portugal, no fim de Julho e coordena dois blogs na Internet em torno dos problemas culturais e economicos dos 8 países de idioma comum, ao mesmo tempo que está organizando com o professor, escritor e pintor Nuno Mata um álbum as “visões” plásticas da Beira-Serra, ilustradas pelo grande artista e intelectual que foi Monsenhor Augusto Nunes Pereira.

Nenhum comentário: