quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ECONOMIA – Portugal e Brasil

A economia informal portuguesa deve aumentar em 2009, acompanhando o agravamento de 19,5% do PIB em 21 países europeus, segundo prevê o Prof. Friedrich Schneider, da Universidade de Lins (Áustria).

A OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) publicou recentemente um relatório alertando o aumento do trabalho informal, que é o resultado do crescente desemprego, considerando que cerca de 1,8 milhões de pessoas não têm contrato de trabalho nem segurança social.

Segundo o Prof. Schneider os países europeus com mais alto índice de economia informal são a Grécia, a Itália e Portugal, salientando-se que o Centro de Estudos de Gestão e Economia da Universidade do Porto propôs em 2008 que fossem tomadas 61 medidas visando aumentar o emprego e reduzir o número de trabalhadores informais.

Já está a funcionar em São Paulo o Banco Caixa Geral – Brasil S.A., que abriu com um capital inicial de R$123 milhões. Estimulará operações de financiamento, investimentos, comércio exterior, etc.

A primeira agência está localizada em São Paulo (Rua Joaquim Floriano, 960 – 17º. andar – bairro Itaim-Bibi), prevendo-se a instalação de mais escritórios no Rio de Janeiro e em Salvador, Porto Alegre e Brasilia. Será um banco múltiplo, aberto não somente para Portugal e o Brasil, mas também para a Ibéria, Angola, Moçambique, África do Sul e para todos os 23 países onde opera a Caixa Geral de Depósitos, que comanda o Banco Caixa Geral – Brasil.

O Banco Caixa-Geral estimulará com certeza as atividades das empresas de Portugal que já operam no Brasil, entre as quais se apontam as seguintes: PT, EDP, Brisa, Cimpor, Galp, SAG, Sonae, Industria Cofina, Mota-Energil e Martifer. Será o renascimento do projecto, sob outro rótulo, do Banco Financial Português, sucessor efêmero da Agència Financial, que apoiou os emigrantes portugueses no Brasil, durante cerca de um século?

O Grupo Pestana, que é o maior conjunto hoteleiro português, vai abrir mais uma unidade em São Salvador, onde já dispunha do Hotel Pestana Bahia, além de outros hotéis em São Paulo, Rio de Janeiro e no Nordeste. Dispõe de 43 hotéis e pousadas em Portugal e em mais 7 países (designadamente na Inglaterra, Argentina, Venezuela, Moçambique, África do Sul, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

O Grupo Pestana, que administra também as Pousadas de Portugal, reune 7.000 trabalhadores e obteve receitas de 457 milhões de receitas em 2008l. Tem casinos nas ilhas da Madeira e de São Tomé e Príncipe, uma agência de viagens e 3 operadoras, além de participar de uma companhia de aviação “charter” e de outras atividades na área da hotelaria.

Um comentário:

Sara disse...

sempre bom aprender essas coisas, porque caso contrário, seria um pouco mais difícil de encontrar este equally'm procurando onde aprender isso em Itaim Bibi