segunda-feira, 27 de julho de 2009

Livros & Autores Livros & Autores: “O PLURAL E O SINGULAR” DE MONTEZUMA DE CARVALHO

O escritor Francisco Correia das Neves publicou o livro que o incansável cultor das Letras Portuguesas, Brasileiras e Hispânicas merecia, porque bem poucos fizeram por essas Literaturas o muito que por elas realizou Joaquim de Montezuma de Carvalho. E até nós, da Beira-Serra, dele recebemos lições que revelam, de um lado, o conhecimento profundo dos valores culturais portugueses, brasileiros e dos outros países de idioma comum, assim como da Espanha e da América Latina.

Intelectual de alta linhagem, honrou singularmente a obra de seu Pai, Joaquim de Carvalho, professor e escritor, ampliando-a até por outros caminhos, conforme testemunha a notabilíssima série de estudos que coordenou para os quatro volumes do Panorama das Literaturas das Américas (1958-1965), graças à colaboração de grandes escritores, incluindo vários “Prêmios Nobel”, o que bastaria para documentar o prestígio de que gozou no mundo literário do século XX.
Aliás, desde bem cedo soube conciliar a sua atividade no campo do Direito com as Letras, participando da divulgação da obra do Poeta Teixeira de Pascoais, através do Epistolário Ibérico: Cartas de Pascoais a Unamuno” (1957) e de outros trabalhos notáveis, como foi o que consagrou à vida e obra de António Sérgio (1979) e à Vida de Bento de Espinoza (2001), para referir apenas alguns dos principais, pois que Montezuma passou toda a vida a estudar e ensinar, nos seus livros e nas revistas e nos jornais onde colaborou.

De forma explícita, a atividade do escritor está bem documentada no livro O Plural do Singutar / em homenagem a Joaquim de Montezuma de Carvalho (2008), que aparece catalogado como “separata” do jornal “A Comarca de Arganil”, onde foram inicialmente divulgados os artigos ora reunidos em volume pelo escritor Francisco Correia das Neves, que nos dá valiosas informações sobre Montezuma (nascido em Coimbra no dia 21 de Novembro de 1928 e falecido una cidade de Lisboa em 6 de Maio de 2008). Conheceu Montezuma numerosos países latino-americanos e andou um pouco por toda a parte, mas foi em Angola e em Moçambique que viveu mais tempo, Foi um escritor múltiplo, dividiu-se por todos os lados, de Portugal ao Brasil, da Espanha à América Latina.

Salienta Francisco Correia das Neves que “Montezuma de Carvalho, plural geneticamente, foi-o também socialmente e no pensamento. Era profundamente entendido em qualquer ramo literário.A sua cultura era enormemente diversificada. Tudo analisava em profundidade e por todos os ângulos. Trabalhou imenso, escreveu sempre, contatou com variada gente e de muitas bandas, por várias andou, lia tudo , recolhia e anotava, congregou e reuniu pessoas, participou em júris e congressos, dedicou-se à família e ao trabalho profissional, a sua afeição não tinha direções, era de todos, foi tolerante e sensível às idéias diversas, menos às sujas e malignas”.

E era generoso e franco. Pesquisador incansável e correto, tinha a coragem de reconhecer o seu erro ao descobrir o documento que o induzira à falha involuntária - o que era raro, pois Joaquim de Montezuma de Carvalho não opinava de cor. Por tudo isso, tem inteira razão o biógrafo Francisco Correia das Neves quando invoca a grandeza do “nosso” Montezuma: “Foste Plural num só, no Singular, mas singular também por seres invulgar e notável”.

Um comentário:

CHIICO MIGUEL disse...

Meu caro editor de O Plural e o Singular de Montezuma de Carvalho,

Pode usar qualquer texto meu a respeito de Joaquim de Montezuma de Carvalho, desde que indeque a origem, se medo de cobrança de direitos autorais. Joaquim de Montezuma de Carvalho, meu grande amigo, merece ser divulgado.
Espero retorno.
Atenciosamente.
francisco miguel de moura
http://franciscomigueldemoura.blogspot.com
e-mail: franciscomigueldemoura@gmail.com