quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

POR OBRA E GRAÇA DO "DICIONÁRIO DE AUTORES DA BEIRA-SERRA"

"Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: ‘Navegar é preciso, viver não é preciso" – avisou Fernando Pessoa. E foi com este espírito que fizemos o Dicionário de Autores da Beira-Serra (1), editado e apresentado no último Novembro em Portugal, depois de outras dezenas de livros sobre temas lusíadas e de 3 revistas culturais: Portugália, Comunidades de Língua Portuguesa e Arganilia.

Consideramo-nos parte militante da Diáspora que nos trouxe de Portugal ao Brasil, onde temos (com a Idalina) os filhos portugueses Maria Virgínia e João Ricardo, 6 netos brasileiros – João Ricardo, Fabíola, Roberto, Domenico, Alexandre e Graziella, a quem dedicamos esta carta pública. E hoje estamos no mato sem cachorro após o Dicionário: somos caçadores imaginários dos 8 territórios de fala comum, construídos por obra e graça de quase 250 milhões de navegantes da mesma raça - brancos, negros e amarelos.

É claro que nos importam as incursões camonianas, vieirinas e pessoanas, cuja rota marítima principiou no Pisão de Coja, arganilio e beirão da Serra, chegou ao Porto de comboio, desembarcou por largo tempo em Lisboa, redescobriu a Paris imaginada por intelectuais e artistas e acabou lançando âncora em São Paulo. E aqui vivemos por obra e graça da nova família, porém acorrentados, à sombra da saudade, restando-nos a ligação de sangue da Matilde e da pouca parentela sobrevivente e de raros amigos ou conhecidos que o Atlântico não afastou.

Tudo isto se reafirma, sempre por obra e graça dos Autores da Beira-Serra e fomos juntando, durante um quarto de século. recortes de jornais e notas livrescas, porque outras memórias não pudemos achar nos arquivos e bibliotecas. Redigimos os verbetes em um ou dois anos e, finalmente, o Dicionário pôde ser impresso e apresentado, pois não faltou o interesse dos editores Silvério e Paula Amaro.

É evidente que também contámos com uma boa dezena de amigos que nos ajudaram a completar a documentação, pois estávamos separados por mais de 8 mil quilômetros de mar. E em Novembro último o projecto materializou-se e o volume foi revelado na biblioteca municipal lousanense, na oportunidade em que foi igualmente lançada a edição da revista Arganilia e, depois em Lisboa, na Escola Superior de Educação da Universidade Lusófona, antes da tarde de autógrafos numa das livrarias da Editora Dinalivro, na praça do Saldanha. E acreditamos ter contribuído com o nosso trabalho para valorizar o patrimônio histórico-cultural da Beira-Serra.

Muito mais haveria a falar sobre os testemunhos reunidos em quase 300 verbetes dos poetas, ficcionistas, ensaístas, historiadores, teatrólogos, musicólogos, escultores, pintores, gravadores, desenhadores, aguarelistas, professores universitários (em particular os de Coimbra, a partir da fundação e até 1937) e outros intelectuais e artistas. Não se fizeram restrições a ninguém de ontem e de hoje, desde que tivessem publicado um livro, pelo menos, ou feito exposições ou quaisquer outras obras de interesse artístico. Reconhecemos que o Dicionário de Autores da Beira-Serra tem falhas, mas prometemos emendá-las, assim que for possível. Não obstante tem a representação da ampla maioria dos intelectuais e artistas dos municípios de Arganil, Carregal do Sal, Góis. Gouveia, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Poiares, Seia e Tábua. Quando pudermos, ampliaremos a lista de autores e municípios, embora não haja território definido onde começa e acaba a terra serrana voltada para Coimbra e Viseu, já que a Beira não tem fronteiras. Ficamos com a consciência de ter aberto um caminho e esperamos que outros nos auxiliem a completá-lo – realizámos o que estava ao nosso alcance, escrevendo centenas de artigos, notas e cartas aos autores, Câmaras Municipais e outras instituições oficiais e particulares, além de havermos telefonado para numerosas pessoas. Por isso, agradecemos a todos os que colaboraram na imensa colecta de informações.

A edição é da Dinalivro, 303 págs., Lisboa, E-mail: info@dinalivro.pt (Preço de capa: 25 Euros).

Compre on-line:http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=1129

Nenhum comentário: